Promoções do Dia - Google

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Onde foi detonada a primeira bomba nuclear do mundo?

Onde foi detonada a primeira bomba nuclear do mundo?

Em meio à movimentação da Segunda Guerra Mundial, foi construída a primeira bomba nuclear do mundo. Criada pelo projeto secreto Manhattan, dos EUA, foi detonada em 16 de julho de 1945 como teste na área de Trinity Site, em Los Alamos, no Novo México.

Os resultados do teste embasaram a construção das bombas Little Boy e Fat Man, que seriam utilizadas em Hiroshima e Nagasaki no início do mês seguinte.

Bombas atômicas só foram usadas duas vezes em guerra, ambas pelos Estados Unidos contra o Japão, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, durante a Segunda Guerra Mundial (consistindo em um dos maiores ataques a uma população civil, quase 200 mil mortos, já ocorridos na história). No entanto, elas já foram usadas centenas de vezes em testes nucleares por vários países.

Em 1936, o governo japonês assinou com a Alemanha o Pacto Anti-Komintern (anticomunista) com o objetivo de combater o comunismo soviético, sendo a URSS a principal liderança comunista da Europa e Ásia. Devido a cultura militarista do Japão, um país de poucos recursos, eles planejaram conquistar todos os territórios da Ásia, o que incluía, a Coreia, a China e as ilhas do Pacífico. Porém o Tratado de Versalhes impedia as ambições japonesas, o que eles consideravam uma traição por parte das potências vencedoras da 1ª Guerra, pois o Japão ficou do lado delas, então eles se aliaram a Alemanha, cuja política expansionista ia ao encontro das ambições japonesas de conquistas territoriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores